sábado, 22 de janeiro de 2011

Perdão pra mim mesma. Eu preciso

O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.
Fonte: Wikipedia


Mais difícil que perdoar alguém é perdoar a si mesmo(a).
Mas tenho que aprender que preciso praticar isso, seja como for.
Preciso entender que, se tivéssemos bolas de cristal, tudo seria diferente.
No meu caso, um pouquinho de visão além do presente e de menos impulsividade teria feito a diferença. Logo eu, que penso tanto antes de agir...
Mas cometi erros importantes, e hoje, aos 33 (quase), sinto que deixei a vida me levar.
Fui praticamente passando em branco, só trabalhando, vivendo no piloto automático da vida.
Até me desfiz de bens que hoje representariam conforto em vários sentidos para mim e para pessoas que amo muito.
Agora, vivo um futuro incerto em todos os aspectos, e uma situação que nunca havia imaginado (divorciada; sem filhos, nem perspectiva deles; poucos bens; e grana contada, como praticamente todo mundo, claro!).
Um conselho eu dou a quem quiser ouvir: antes de tomar uma decisão, pergunte. Converse, troque ideias, questione. Não pense e decida sozinha apenas. Eu fiz isso, e essa autossuficiência em vários campos em nada me ajudou - tenho humildade para reconhecer isso.


Perdão pelo desabafo, pelo clima down total.
Hoje, preferia não ter que dizer essas palavras. Mas, diante do cenário, preferia dizê-las no colo quente de alguém. Sem essa possibilidade, faço dos olhares de vocês ao que escrevo o meu colinho.

2 comentários:

  1. Não se sinta sozinha. Saiba que toda panela tem sua tampa. Já me senti perdida por varias e varias vezes e a vida mostra portas que a gente tem a possibilidade de abrir quando tiver vontade. Se é a porta certa ou errada, não dá pra saber o importante é: Não tenha medo de abri-las.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Yara... que recado lindo! Amei, viu? Volte sempre!! Gente gentil e doce sempre é bem-vinda!

    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir