terça-feira, 20 de abril de 2010

Cheiro da madrugada

Eu sempre gostei da madrugada. E quando digo sempre é sempre mesmo. A minha primeira lembrança sobre isso é de quando tinha 5 anos. Minha casa, no alto de um morro ou ladeira (como queiram), dava de frente pra uma vista linda, de parte da cidade. E também pra o nascer do sol. Eu me lembro perfeitamente de ficar na ponta dos pés, segurando na janela no quarto dos meus pais, literalmente me equilibrando pra assistir àquele espetáculo, àquele degradê de cores que só um ser superior poderia pintar...

Minha mãe tem lembranças anteriores. Sempre conta que, durante meses, eu, bebezinha, trocava o dia pela noite. Ela, exausta, quase me deixou cair do colo, ao dar uma "pescada"... Fui salva por papai, outro notívago inveterado! Com ele, na infância, aproveitei altas madrugas, me divertindo, enquanto mamãe, p. da vida, reclamava que a gente ria e não deixava que dormisse!!

Ironia do destino: passei minha adolescência e juventude (sim, sou uma senhorita de 32 anos!) sem aproveitar a madrugada. E váááárias, inúmeras vezes chorei por isso. Queria sair, ir pro rock, como a gente diz aqui, e voltar com o sol raiando, sabe, com os sapatos nas mãos, feliz da vida? Mas ficava em casa ou no máximo voltava cedo. Resultado de uma escolha que fiz pra mim (águas passadas...).

Hoje, tenho liberdade. Mas continuo vendo a madrugada ruir aqui de casa mesmo. E sinto, da minha janela, o cheiro da madrugada. É interessante: esse horário do dia tem um cheiro específico. Não sei se são as árvores e as plantas que liberam algum odor, se é o orvalho, se é a falta de veículos jogando aquelas milhares de substâncias tóxicas nas ruas, se são devaneios meus. Mas é o mesmo cheiro fresco, renovado, que sentia quando estava nas pontinhas dos pés, em silêncio enquanto meus pais dormiam, tanto tempo atrás...

Beijokas orvalhadas,

Lu

PS.: Saudade, pai!

10 comentários:

  1. Lu, eu já fui uma adolescente notívaga. E hoje luto com o filho que não quer dormir cedo e dá um trampo danado pra acordar pra escola!
    Coisas da vida...
    bjs, Ana

    ResponderExcluir
  2. Sou totalmente o oposto, como dizem por aí: durmo com as galinhas...

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Sou notívaga. Já tentei mudar, mas não deu. O que mais gosto? Ver o sol nascer da varanda do meu apê. Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ola querida adorei a visita no blog,seu blog é muito fofo, já virei seguidora beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quanta gente linda comentando um post só!! Obrigada pelas visitas, meninas!! E vamo que vamo (de dia, de noite, de madrugada, a hora que for).

    Beijokas,

    Lu

    ResponderExcluir
  7. Que texto lindo flor! Eu também sou da madrugada, só sinto ter que acordar cedo, é o único inconveniente né?
    Bjo bjo :)

    ResponderExcluir
  8. tb quero comentar!!!! nunca fui da madrugada.... primeiro, pq "papai não deixava" e, segundo, pq sempre tive muito sono! kkkk sério! levei altas broncas ds minhas amigas qdo elas iam lá pra casa, pra, tipo, noite do pijama, sabe como? eu sempre era a primeira a capotar!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal seu blog e post... eu lembro que quando era mais jovem ficava a madrugada toda, as vezes durante a noite gelada, com meus amigos bebendo... e hoje quando chega meia noite e vou deitar, fico pensando nas pessoas que são hoje como eu era...rs...rs...

    Mas tenho amigos notivogos... e sofrem por trocar a noite pelo dia... ou é o dia pela noite?

    Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo carinho (de sempre), Ruby... É, acordar cedinho depois de uma noite praticamente toda em claro é mesmo punk!!

    Obrigada pela visita, Marcos!! Não importa se a troca é do dia pela noite ou da noite pelo dia... o negócio é que troca, e isso não é nada fácil!! rs

    Abraços!

    ResponderExcluir